Como posso receber o perdão de Deus?

Alguma vez você já questionou o perdão de Cristo? Se assim for, eu tenho boas notícias para você. A morte de Cristo, em seu lugar, é a base para o seu perdão. Por causa da morte substitutiva de Cristo na cruz, o seu perdão não é apenas uma esperança. É fato, verdade!

Cristo pagou o preço por todos os seus pecados – totalmente; uma vez por todas. Se você é um cristão, todos os seus pecados – passados, presentes e futuros – foram perdoados. Você não pode acrescentar nada ao que Cristo já fez por você.

Suplicas, lágrimas, esforços pessoais e rituais religiosos não pode reconciliar-nos a Deus. Isso já ocorreu – no momento em que confessamos os nossos pecados e colocamos a nossa fé em Cristo como Salvador e Senhor.

Hebreus 10 proclama:

“É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre”.

“Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados”.

“Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado”. (Hebreus 10:10,14,18).

Para receber o perdão de Deus, você simplesmente precisa confessar o seu pecado e aceitar o seu perdão pela fé. Eu chamo esse processo de “Respiração Espiritual”.

Assim como você inala e exala fisicamente, então você também deve respirar espiritualmente.

Você exala espiritualmente quando você confessa seus pecados. A Bíblia promete que se você confessar seus pecados a Ele, Ele é fiel e justo para perdoá-lo e purificá-lo de toda injustiça (1 João 1:9). Confessar seus pecados, significa concordar com Deus sobre seus pecados. Seu contrato é triplo.

Em primeiro lugar, você concorda que os seus pecados estão errados e ofende a Deus. Deus é santo e não se harmoniza com o pecado. Embora Ele ame você, mesmo que você possa ter pecado não confessado em sua vida, você deve considerar o seu pecado tão a sério como Ele o faz para receber o Seu perdão. Sem reconhecer o seu pecado, você não tem nenhuma esperança de salvação. Provérbios 14:9 diz: ” A culpa zomba dos insensatos; mas os retos têm o favor de Deus” João escreve: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1 João 1:8-10).

Em segundo lugar, você reconhece que Deus já perdoou seus pecados através da morte de Cristo e do derramamento de Seu sangue na cruz.

Confissão, então, é uma expressão de fé e um ato de obediência, o que resulta em Deus tornar real em sua experiência o que Ele já fez por você através da morte de Seu Filho. Esta experiência real e permanente do perdão de Deus ajuda-o a continuar a ser um canal aberto através do qual o amor e o poder de Deus podem fluir.

O pecado não confessado corta o fluxo do poder de Deus em sua vida. Deixe-me ilustrar. Um dia, quando eu estava brincando com o trenzinho elétrico do meu filho, de repente ele parou de funcionar. Eu não conseguia descobrir o que estava errado. Pequei o trenzinho, e o coloquei nos trilhos novamente. Eu empurrei o plug para dentro e fora da tomada; nada aconteceu. Então eu descobri que um pequeno pedaço de metal – uma plaquinha de sinal “Não vire à esquerda” – tinha caído sobre os trilhos, cortando toda a energia elétrica.

Para manter uma vida cristã vitoriosa e viver como cristão espiritual, você deve manter a ligação com Deus. Por isso, quero dizer que, você deve confessar qualquer pecado que entra em sua vida no momento em que o Espírito Santo de Deus o revela a você. Se você se recusa a confessar o seu pecado, você se torna carnal e caminha na sombra, em vez de à luz do amor e do perdão de Deus.

Em terceiro lugar, você se arrepende. Você muda sua atitude, o que resulta em uma mudança de ação. Pelo poder do Espírito Santo, você se converte dos seus pecados e muda sua conduta. Em vez de ceder à compulsão para o que sua natureza carnal mundana quer fazer, agora você faz o que Deus quer no poder do Espírito Santo.

Através da confissão dos seus pecados, você inicia o processo de “Respiração Espiritual” por exalar. Você deixa de ser um cristão mundano e passa ser um cristão espiritual pela inalação, apropriando-se da plenitude e do poder do Espírito Santo pela fé. Muitas pessoas hoje negam a mancha do pecado em suas vidas. Outros tentam ignorar a mancha do pecado, dizendo: “Não é tão ruim”. Alguns tentam desculpar sua mancha afirmando: “Eu não sou pior do que qualquer outra pessoa”. E muitos outros tentam seus próprios métodos para superar a mancha do pecado em suas vidas. Mas a única esperança que alguém tem de vencer o pecado é uma purificação sobrenatural – a purificação que só Deus pode realizar através do Seu Filho, o Senhor Jesus, que morreu e derramou Seu sangue por nossos pecados.

O rei Davi estava bem familiarizado com o pecado. Salmo 51 foi escrito após o profeta Natã se aproximar de Davi e anunciar o juízo de Deus contra ele por causa do seu adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias, marido de Bate-Seba. No entanto, Davi é descrito como um homem segundo o coração de Deus, porque ele se arrependeu. “O amoroso e bondoso Deus, tem misericórdia”, escreveu ele. “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (Salmo 51:1-3).

E no Salmo 32, ele exprime a alegria que sentia sobre o amor e o perdão de Deus:

Que felicidade para aqueles cuja culpa foi perdoada! Que alegria quando os pecados são cobertos! Que alívio para aqueles que confessaram os seus pecados e Deus apagou seu registro.

Houve um tempo em que eu não admitia que eu era um pecador. Mas a minha desonestidade me fez infeliz e encheu meus dias de frustração. Durante todo o dia e toda a noite a tua mão pesava sobre mim. Minha força evaporou como água em um dia ensolarado até que eu finalmente admiti todos os meus pecados e parei de tentar ocultá-los. Eu disse a mim mesmo: “Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado”. (Salmo 32:1-5).

Davi, das profundezas de sua experiência, partilha esta advertência de seu coração: “Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão” (Salmo 32:6).

Estou preocupado com multidões de cristãos que estão sendo disciplinados por Deus, porque eles não confessam seus pecados. Eles têm reveses financeiros, doenças físicas, e todos os tipos de dificuldades – tudo porque eles estão sendo desobedientes a Ele, e Ele está tentando chamar-lhes a atenção para que Ele possa abençoar e enriquecer suas vidas.

Eu o encorajo a fazer o que eu faço quando eu sinto dificuldades – volte-se para o Senhor e pergunte: “Senhor, há algum pecado em minha vida que é preciso que o Senhor me corrija?” As Escrituras dizem que aqueles a quem Deus ama, Ele disciplina (Hebreus 12:6). Quando você tiver dificuldades, é importante olhar para o espelho da Palavra de Deus e confessar qualquer pecado que Ela revela.

Deus limpa os pecados que impedem abrir o caminho para a vida abundante, cumprindo o que Jesus o chamou para fazer.

Pela fé você pode simplesmente reivindicar como verdade o que Jesus Cristo disse e fez por você. Pela fé você pode ver a si mesmo como Deus o vê, como Seu filho – amado, perdoado e purificado. Pela fé você pode confessar seus pecados e arrepender-se. E pela fé você pode aceitar o perdão e a purificação de Deus.

Se eu sou perdoado, por que devo confessar?

Agora você pode se perguntar: “Se Cristo já pagou o preço pelos meus pecados, por que eu deveria confessar, então?”

Ao confessar o seu pecado, você age sobre sua fé em Deus e Sua Palavra. A confissão não lhe dá mais perdão. Cristo já o perdoou uma vez por todas. Mas ao admitir seus pecados, você estabelece na sua experiência o que Deus fez por você através da morte de Seu Filho.

Jesus contou uma história para ilustrar a confissão e o perdão de Deus (Lucas 15:11-32). Por insistência de seu filho mais novo, um pai deu ao filho a sua parte da propriedade da família. O filho saiu de casa e desperdiçou sua herança em festas e com prostitutas.

Algum tempo depois, o filho voltou para casa falido, com fome, e com a sensação de que ele não era mais digno de ser considerado um filho. Mas seu pai correu ao seu encontro, abraçou e beijou, colocou-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés, e deu um banquete em sua honra.

Através desta parábola, Jesus estava ensinando que Deus ama você não “quando”, “se”, ou “porque” você merece, mas mesmo quando você é desobediente e rebelde. Uma das minhas descobertas mais emocionantes no estudo das Escrituras foi uma declaração de Jesus feita em uma oração registrada em João 17:22-23:

“E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim”.

Pense nisso! Deus te ama tanto quanto ama Seu Filho unigênito, o Senhor Jesus Cristo. É verdade. Quando você confessa seus pecados, Deus, em Seu amor incondicional, recebe-o de volta e ansiosamente o perdoa. Em vez de fugir dele com medo, você pode correr para seus braços amorosos, confiante de que Ele te perdoa.

Mas se você se recusar a lidar honestamente com Deus, ignorando os seus pecados, você se torna mundano e estará vivendo nas trevas em vez de caminhar na luz de Deus. Como 1 João 1:6-7 diz:

“Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”.

O que pode acontecer se você não tiver confessado seus pecados

Talvez você esteja ciente dos pecados que você não tenha confessado a Deus. Como resultado, você tem deixado o seu primeiro amor por Ele. Você pode sentir ressentimento contra alguém. Seu relacionamento com Cristo pode parecer mecânico e de rotina. Suas orações não parecem chegar a Deus. Você lê a Bíblia, mas você não se lembra o que você leu. Você pode até tentar testemunhar de Cristo, mas ninguém responde.

Um dia eu estava falando com um amigo no telefone celular. Em um ponto na nossa conversa, tudo que eu podia ouvir era ruídos. Alguma coisa tinha interrompido o sinal, e eu perdi uma parte do que meu amigo tinha dito. Depois que o sinal retornou, eu pude, mais uma vez ouvir a sua voz de forma clara, e fomos capazes de continuar a nossa conversa.

O pecado obstrui sua comunicação e relacionamento com Deus. Quando você tolera o pecado em sua vida, você não pode ouvir Deus. Você tornar-se desanimado e confuso. Logo, você pode encontrar-se operando em suas lembranças sobre Deus, em vez de viver em interação vital com Ele.

Tudo que você precisa fazer para experimentar o perdão de Deus é confessar seus pecados – exale espiritualmente. Essa respiração purificadora restaura sua comunhão com Ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *