Os benefícios da Palavra de Deus

Os benefícios da Palavra de Deus

Pelo menos uma vez por dia e, provavelmente, várias vezes, nos posicionamos diante de um espelho e avaliamos a forma como estamos. Se for necessário um ajuste, e normalmente é, então nós endireitamos nossas roupas ou penteamos o cabelo, tudo porque o espelho nos ajudou, revelando coisas sobre como nós realmente estamos.

Eu quero apontar-lhe algo que pode mudar para sempre sua imagem de si mesmo e ainda tem o potencial de mudar a forma como os outros o veem. A palavra de Deus é o espelho moral que o Espírito Santo usa para nos permitir ver como realmente somos. A visão que recebemos não é o que pensamos com base na experiência ou que os outros pensam com base em suas observações, é como Deus nos vê.

Mas o problema é que muitas pessoas hoje não leem ou entendem a Bíblia. Isto não é porque elas não têm uma Bíblia. A Bíblia está presente em quase todas as casas no Brasil. O problema é que ela não é lida e aplicada.

Você pode se beneficiar da Bíblia! O problema em nosso mundo de hoje não é que a Bíblia é irrelevante, o problema é que ela simplesmente não é lida, compreendida e aplicada à vida diária.

A Bíblia é um livro muito prático. Gostaria de se beneficiar da Bíblia? Gostaria de integrar a Bíblia em sua vida diária? Você não gostaria de conhecer os passos práticos que garantem que você pode se beneficiar com a Bíblia? Vamos por alguns momentos analisar os passos que levam a receber os benefícios que a Palavra de Deus tem para oferecer.

Primeiro, você deve ser receptivo a Palavra de Deus

“Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas”. Tiago 1:19-21

O primeiro passo que devemos dar é ser receptivos à palavra de Deus. No versículo acima, Tiago nos diz: “recebei com mansidão” ou “humildemente aceite a palavra plantada em você”. A palavra traduzida por “receber” significa literalmente “dar boas-vindas”. A ideia de “receber ou aceitar” a palavra tem uma conotação na língua original de mostrar hospitalidade. Esta palavra é usada para como nós recebemos os outros em nossas casas. Aqui ela é usada para como nós recebemos a Palavra. Em outras palavras, temos de cultivar um coração e vida que acolhe a palavra. E que tipo de vida é essa? É uma vida caracterizada por uma atitude de humildade, de receptividade. E tal vida deve estar preparada para receber a palavra da mesma maneira que o solo é preparado para receber a semente. Afinal de contas, Tiago nos diz que a palavra é “implantada em você”.

Em segundo lugar, você deve ser submisso a Palavra de Deus

“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer”. Tiago 1:22-25

O primeiro passo é ser receptivo à palavra de Deus. O segundo passo é ser submisso à palavra de Deus. E existem três maneiras de fazer isso.

Primeiro; requer o exame. No versículo vinte e cinco, Tiago fala de “atentar para a lei perfeita da liberdade”. Note que ele não está simplesmente falando de alguém que só olha para a palavra de Deus. Ele está falando de alguém que observa atentamente. Em outras palavras, devemos examinar a palavra. Devemos investigar com cuidado a palavra. Devemos pesquisá-la. A conotação da palavra traduzida como “atentar” é “se inclinar para baixo e olhar para”.

É a mesma palavra que foi utilizada para designar a maneira como Pedro, João e Maria abaixaram-se para olhar o túmulo vazio na manhã de Ressurreição (João 20:5, 11). Também encontrado em (1 Pedro 1:12), onde nos é dito que os anjos desejam “atentar” para as glórias da salvação que estão fora de sua experiência pessoal.

Segundo; requer reflexão. Tiago nos diz que não só devemos olhar atentamente para a palavra, mas também analisar e refletir sobre esta palavra. No versículo vinte e cinco, lemos: “Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer”. Devemos continuar observando a palavra de Deus. Devemos lembrar do que temos ouvido e lido.

A menos que estudamos a palavra Deus, não seremos capazes de tomar as decisões corretas que confrontamos todos os dias. Vamos ser mais suscetíveis à tentação. Jesus usou a palavra de Deus para lidar com as tentações que Satanás jogou seu caminho no deserto. E devemos usar a palavra Deus da mesma maneira. Davi escreveu no Salmo 119:11: “Escondi a tua palavra no meu coração que eu não pecar contra ti”. A palavra pode ser a nossa proteção. Pode ser a nossa defesa contra o diabo. Mas só podemos usar a palavra se tivermos conhecimento da palavra. Para fazer isso, devemos refletir sobre a palavra. Devemos gastar tempo na palavra. Ler, estudar, memorizar a palavra deve tornar-se uma prioridade.

Terceiro; requer uma resposta. Uma forma final que podemos aplicar a palavra é responder a ela. Tiago nos diz no versículo vinte e dois: “Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural”. Mais uma vez, no versículo vinte e cinco, Tiago nos diz que “será abençoado”, não por simplesmente ouvir a palavra, mas por “cumpri-la”. Temos de responder pessoalmente a palavra. A palavra se aplica a nós. Ela se aplica a você. Você precisa fazê-lo. Essa é a base sobre a qual você será abençoado. Essa é a base sobre a qual você receberá os benefícios da palavra. Se você não está disposto a fazer a palavra, não espere ser abençoado pela palavra.

Muitos cristãos ficam estagnados em apenas ouvir e receber a Palavra. Eles ouvem a Palavra, recebe-a, mas não dão o passo essencial para fazer o que manda a palavra. Há também muitas pessoas que pensam que elas podem receber a bênção de Deus sem serem obedientes à Palavra de Deus. Tiago nos diz que, se não estamos dispostos a colocar a palavra em prática, somos como alguém que olha no espelho, mas realmente nunca vê o que parece.

Quando você olha para o espelho, você vê a verdade brutal. Agora, às vezes eu não quero reconhecer a verdade. A palavra de Deus irá servir como um espelho para mostrar-lhe a verdade sobre si mesmo. Mas isso só vai te fazer bem se você a aplicar à sua vida.

Em terceiro lugar, você deve ser movido pela Palavra de Deus

“Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do Mundo” Tiago 1:26-27

Há, infelizmente, uma grande disparidade entre o que os cristãos dizem crer e a maneira como eles se comportam. O passo final neste processo que Tiago nos apresenta hoje é que você deve ser motivado a agir sobre a palavra. Ele está falando aqui de colocar a palavra em uso prático. Você não deve apenas responder à palavra, reconhecendo a necessidade de fazê-lo, mas você deve encontrar maneiras práticas de realmente fazê-lo.

A obediência à Palavra de Deus é o caminho para uma vida abençoada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *